Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Estudar para além da obrigação



Em tempos de volta às aulas, um assunto que sempre se torna presente é como motivar as crianças/adolescentes a estudar. A grande maioria de pais com filhos entre 9 e 13 anos tem esta queixa recorrente. E a pergunta frequente é: como fazê-lo estudar sem OBRIGAR?

Palavra rejeitada por muitos, a obrigação remete a direitos e deveres e constitui as leis que regem o funcionamento da vida social. Em nosso país, a lei determina que, todas as crianças frequentem a escola no ensino fundamental.

Pensar que uma criança de 9 anos tenha capacidade e maturidade para decidir o que é melhor ou mais importante para sua vida, é ingenuidade . Esperar que ela vá feliz e contente para a escola sem nunca reclamar da professora ou das lições de casa que esta passa, é pedir demais para uma criança.

Aí é que entra o EDUCAR dos pais: mostrar que existem bons motivos para estudar e ir à escola. É tarefa do adulto, pais e professores motivar a criança a gostar e aproveitar ao máximo o que de bom a escola tem a oferecer.

E isso pode ser feito sem passar pela palavra OBRIGAÇÃO. Educar é um exercício diário. Cada família precisa encontrar os meios para estimular as crianças a descobrir que estudar e aprender pode ser bom e até divertido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário