Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de maio de 2013

A Criança de Hoje


A educação é uma dessas profissões em que errar é inevitável', dizia Freud à quase um século.

Criar uma criança não é uma tarefa fácil. O bebê, quando nasce, é totalmente dependente dos cuidados dos pais e os seus ritmos de choro, sono e alimentação modificam profundamente a vida dos pais. O início do
andar traz novos problemas e requer outro tipo de atenção. Quando a criança começa a falar, não se torna menos barulhenta de quando apenas chorava; o intenso brincar interfere continuamente nas atividades cotidianas e as brincadeiras com as outras crianças, embora possibilitem a socialização trazem novos conflitos como respeitar os limites, dividir os brinquedos.Os pais frente aos desafios de educar compartilham a responsabilidade da educação das crianças com os avós, babás ou escolas.

Sabemos que, na sociedade atual, a mãe brasileira acumula os serviços domésticos com o trabalho fora de casa. Isso rouba horas que antes eram inteiramente destinadas para as tarefas da casa e aos cuidados dos filhos. O tempo para os filhos está ficando cada vez mais escasso e isso acaba produzindo nos pais um tipo de culpa de que não se está dando tudo o que a criança precisa. Isto pode acarretar, muitas vezes, uma tentativa de compensação de tempo com presentes.

Pais perfeitos não existem. O importante é que sejam acessíveis para que a criança possa recorrer a eles nos momentos difíceis ou simplesmente para compartilhar suas descobertas. Bebês que não conseguem dormir, se alimentar, têm cólicas ou vomitam demais, podem estar sentindo a ausência dos pais. Porém, tempo não é garantia de melhor relacionamento, já que filhos de mães que não trabalham fora necessariamente, não são mais felizes e saudáveis que os outros. Qualidade é mais importante que quantidade.

O que mantém a qualidade na relação com os filhos é a atenção. Por vezes, uma simples brincadeira pode revelar o que uma longa conversa não o fez, porém brincar com a criança não deve ser uma obrigação. O saudável é perceber os recados sutis que os filhos passam para os pais. Uma boa forma de manter os filhos próximos é convidando-os para ajudar a preparar o jantar ou lavar o carro, fazendo com que isso se torne uma grande brincadeira.

Para entender as crianças de hoje, é importante pensar que a criança aprende por modelo e não por discurso. Isto é, os pais são o espelho das atitudes de seus filhos. Recorde sua infância, pense no que você faz diariamente com o seu filho, ou o que faz a pessoa que dele cuida. Analisando o seu comportamento e o seu relacionamento com seu filho, certamente saberá como entendê-lo melhor.

Cristina Briani Brunoro

Nenhum comentário:

Postar um comentário